Desde 1993, em contínua aprendizagem, emitindo um sinal sempre a subir de registo e de tom, com o olhar bem desperto para apreender e reflectir a complexidade e os desafios que emergem dos territórios onde marcamos presença, entre Continente e Ilhas.
Desde 1993, com os pés assentes na terra, aprofundamos conhecimento recriando parcerias com quem trabalhamos a compreensão dos problemas e contradições, dos recursos e oportunidades que adubam as soluções de mudança.
Desde 1993, construindo um património de conhecimento, profissionalismo, rigor e exigência numa séria acumulação de capital próprio e partilhado, ao serviço da transformação dos sítios, dos recursos e das gentes que dão corpo e expressão às políticas públicas, para as pessoas, as actividades e os territórios.
A matriz fundadora do Gabinete Oliveira das Neves – Consultoria, Estudos e Projectos encontra âncoras no planeamento estratégico, um instrumento com potencial próprio para impulsionar e "gerir a mudança socioeconómica em contextos de incerteza e de competitividade acentuada, através de escolhas e actuações que conduzam à criação do melhor futuro possível para as organizações no desenvolvimento do seu ciclo de vida" [A. Oliveira das Neves (1996), Planeamento Estratégico e Ciclo de Vida das Grandes Cidades, Celta Editora].
Nos vários domínios de especialização em que o Gabinete Oliveira das Neves tem construído o seu caminho, o ponto de partida são os desafios na sua envolvente, de sítio, de recursos e de oportunidades. Os desafios enquanto campo de construção de cenários, de ensaio de escolhas e soluções possíveis, na combinação de objectivos, de instrumentos de política e de actores com iniciativa e dinâmicas de mudança. Nos territórios, nos complexos de actividades, que criam valor, emprego e integração socioeconómica, nas organizações com atribuições e competências em domínos-chave da mudança socioeconómica.
A matriz fundadora do Gabinete Oliveira das Neves – Consultoria, Estudos e Projectos encontra âncoras no planeamento estratégico, um instrumento com potencial próprio para impulsionar e "gerir a mudança socioeconómica em contextos de incerteza e de competitividade acentuada, através de escolhas e actuações que conduzam à criação do melhor futuro possível para as organizações no desenvolvimento do seu ciclo de vida" [A. Oliveira das Neves (1996), Planeamento Estratégico e Ciclo de Vida das Grandes Cidades, Celta Editora].
Nos vários domínios de especialização em que o Gabinete Oliveira das Neves tem construído o seu caminho, o ponto de partida são os desafios na sua envolvente, de sítio, de recursos e de oportunidades. Os desafios enquanto campo de construção de cenários, de ensaio de escolhas e soluções possíveis, na combinação de objectivos, de instrumentos de política e de actores com iniciativa e dinâmicas de mudança. Nos territórios, nos complexos de actividades, que criam valor, emprego e integração socioeconómica, nas organizações com atribuições e competências em domínos-chave da mudança socioeconómica.
O Gabinete Oliveira das Neves - Consultoria, Estudos e Projetos tem vindo a desenvolver uma atividade intensa no biénio 2023-2024 com várias frentes de trabalho que prolongam e aprofundam a matriz de especialização da Empresa e do seu sócio gerente:
Programação estratégica e operacional de instrumentos territoriais Ler +
- Plano de Ação da EEC Enoturismo para Turismo do Alentejo e Ribatejo, ERT, Programa PROVERE (2024);
-Plano de Ação do ITI Rede Capitais de Cultura na sequência da Pré-Qualificação da Estratégia e Memória Descritiva (cidades de Évora, Aveiro, Braga e Faro), 2024;
- Plano de Ação do ITI Rede para a Atração e Integração de Imigrantes (cidades de Torres Vedras, Fundão, Loulé e Odemira), 2024;
- Elaboração do Plano de Ação para o ITI funcional do Funchal (com Câmara de Lobos e Santa Cruz), CM Funchal, 2023.
Planeamento Estratégico Ler +
- Revisão do Plano Estratégico do Sabugal (Sabugal, 2035), Município do Sabugal (2024);
- Elaboração do Plano Estratégico de Évora, Évora 2030, em suporte da Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 (Município de Évora).
Capital Europeia da Cultura 2027 Ler +
Em Março de 2022, a Candidatura de Évora foi selecionada para passar à 2.ª fase do processo destinado a escolher a cidade portuguesa para CEC 2027.
No 2º semestre de 2022, a nossa empresa assegurou as componentes do Bidbook 2 relativas à gestão, e financiamento e à monitorização e avaliação.
Em 7 de dezembro de 2022, por decisão do Painel internacional de especialistas, Évora foi escolhida como Capital Europeia da Cultura em 2027, a par da cidade de Liepaja (Letónia), “levando o VAGAR à Europa e ao mundo”.
- Estratégia e Memória Descritiva do ITI Rede Capitais de Cultura (cidades de Évora, Aveiro, Braga e Faro), 2023;
- Plano de Ação do ITI Rede Capitais de Cultura (cidades de Évora, Aveiro, Braga e Faro), 2024.
Planeamento e programação estratégica do Desenvolvimento Regional Ler +
No quadro da preparação dos instrumentos de suporte ao período de programação das políticas da Política de Coesão, no horizonte 2030. Na sequência dos contratos celebrados, sobretudo, Autoridades de Gestão de Programas Regionais, CIM e Municípios, a empresa tem vindo a trabalhar com a Madeira, o Alentejo e o Algarve:
- Elaboração do Plano de Ação para o ITI funcional do Funchal (com Câmara de Lobos e Santa Cruz), CM Funchal, 2023.
- Plano de Ação para os Investimentos do Algarve para a Cooperação Transfronteiriça no âmbito do POCTEP (CCDR ALGARVE), 2022.
- Avaliação do atual PADRE e Proposta de um novo PADRE, 2030-2027 (AMAL), 2022.
- Operacionalização e governança da Estratégia de Desenvolvimento Territorial para 2030 (AMAL), 2022.
- Intervenções prioritárias em matéria de Valorização do Interior e Criação de Rede de Aldeias Inteligentes no Algarve - Quadro estratégico e operacional do período de programação 2021-2027 (CCDR Algarve), 2022.
- Estruturação das intervenções prioritárias em matéria de Qualificações, Emprego e Inclusão Social no âmbito do novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 (CCDR Algarve), 2022.
Ordenamento do Território e Desenvolvimento Económico Ler +
Definição do Modelo de Governação e Viabilidade Económica e Financeira do Instrumento Estratégico Master Plan do Termalismo, Município das Caldas da Rainha (2024);
Acompanhamento técnico ao desenvolvimento da aplicação INTELLIGT (Inteligência Artificial aplicada aos Instrumentos de Gestão Territorial), Direção Geral do Território (2024-2025).
Estudos de Desenvolvimento Económico Ler +
Em apoio à Revisão de Planos Diretores Municipais e elaboração de outros instrumentos de planeamento do desenvolvimento:
- Componente Económica e de Estratégia de Desenvolvimento no âmbito da Revisão do PDM de Alcoutim, 2022;
- Componente Económica e de Estratégia de Desenvolvimento no âmbito da Revisão do PDM de Olhão, 2022;
- Estudo de Caracterização do Sector da Água e dos Recursos Hídricos no Alentejo, para a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), 2021.
- Elaboração do Estudo de Desenvolvimento económico e Competitividade no âmbito da Revisão do PDM da Amadora, 2019/2020;
- Estudo de Desenvolvimento Estratégico na Albufeira de Montargil (Ponte de Sor), 2019/2020;
- Elaboração do Estudo Económico, Estratégia de Desenvolvimento e Programação de Investimentos para Oeiras, no âmbito da Alteração para Adequação ao RJIGT, 2019.
Elaboração de Estratégias Locais de Habitação Ler +
Em resposta à fundamentação técnica de abordagens municipais aos instrumentos da Nova Geração de Políticas de Habitação.. o Gabinete elaborou Documentos estratégicos que beneficiaram, entretanto, de Acordo de Financiamento:
- Elaboração da Carta Municipal de Habitação de Odemira, CM Odemira, 2023
- Estratégia Local de Habitação e Carta Municipal de Habitação da Amadora, 2021;
- Estratégia Local de Habitação de Montemor-o-Novo, 2020;
- Estratégia Local de Habitação de Matosinhos, 2020;
- Estratégia Local de Habitação de Ponte de Sor, 2020;
- Plano Estratégico Municipal de Habitação de Olhão, 2019.
Programação e Avaliação do Desenvolvimento Local Ler +
- Elaboração dos Planos de Implementação das EDL para as zonas de intervenção da ADICES, ADL, ADRACES, Coimbra MaisFuturo e PróRaia, no âmbito da programação local do PEPAC 2023-2027;
- Elaboração das Estratégias de Desenvolvimento Local para as zonas de intervenção da ADICES, ADL, ADRACES, Coimbra MaisFuturo e PróRaia, no âmbito da fundamentação de candidaturas ao PEPAC 2023-2027 (Dossiers de Pré-Qualificação).
Avaliação de Programas e Políticas Públicas Ler +
Avaliação Intercalar do Programa Operacional de Assistência Técnica (ADC), 2022
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