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ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO

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ECONOMIA E TERRITÓRIO


A relação economia/território constitui o quadro de referência mais enriquecedor da matriz de domínios de trabalho do Gabinete Oliveira das Neves, com expressão em diagnósticos prospectivos, estudos de localização de equipamentos, análises de competitividade territorial e reflexões/propostas de territorialização das intervenções das políticas públicas.

No âmbito deste relevante domínio de trabalho, o Gabinete Oliveira das Neves tem desenvolvido estudos de diagnóstico e perspectivas estratégicas de intervenção para um leque diversificado de Associações Empresariais, de Desenvolvimento, Empresas Públicas e Organismos da Administração Pública.


> Elaboração de estudos sectoriais na óptica económica, designadamente nos sectores da agricultura, indústria, comércio, serviços e energia;

> Elaboração de dossiers de diagnóstico estratégico a partir de bases de dados (com componentes socioeconómicas, de equipamentos e de infra-estruturas) à escala concelhia e supra-concelhia, para apoio à gestão municipal e à intervenção de associações empresariais e de desenvolvimento;

> Elaboração de estudos no domínio das actividades comerciais, de diagnóstico da oferta e da procura, com vista à preparação de projectos de acção no domínio do urbanismo comercial;

> Elaboração de candidaturas de projectos de urbanismo comercial e dinamização económica de áreas urbanas;

> Elaboração de estudos de desenvolvimento turístico de apoio ao ordenamento urbano e territorial e de apoio a projectos de investimento de promotores públicos e privados;

> Elaboração de estudos de viabilidade tecnico-económica de zonas industriais;

> Consultoria técnica no domínio da reorganização dos serviços municipais;

> Análise económica e financeira da capacidade orçamental das Autarquias;

Programação de realizações e investimentos municipais;

> Elaboração de Cartas de Equipamentos educativos, sociais e desportivos.


> Documento de Orientação Estratégica para a Docapesca no horizonte 2025, 2019

> Estratégia e Plano de Ação de Médio Prazo para a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central), 2018

> Estudo de Identificação dos fatores críticos de competitividade das Áreas de Acolhimento Empresarial do Algarve (AMAL), 2018

> Elaboração da Estratégia Alimentar para o Concelho de Montemor-o-Novo (Município de Montemor-o-Novo), 2018

> Documento de Orientação Estratégica para a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central), 2017

> Elaboração da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, para o território de intervenção da ADDLAP (Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela), 2015

> DLBC Rural para o território da ADICES - Associação de Desenvolvimento Local (Águeda, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela), 2015

> DLBC Rural para o território da ADL - Associação de Desenvolvimento Local do Litoral Alentejano (Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira), 2015

> DLBC Rural para o território da ADRACES - Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão), 2015

> DLBC Rural para o território da Alentejo XXI (Aljustrel, Beja, Castro Verde, Mértola e Vidigueira), 2015

> DLBC Costeiro para o Alentejo Litoral (Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira), ADL, 2015

> DLBC Costeiro para o Barlavento do Algarve (Albufeira, Silves, Lagoa, Portimão, Lagos, Vila do Bispo e Aljezur), Agência de Desenvolvimento do Barlavento, 2015

> DLBC Costeiro para o Sotavento do Algarve (Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António), Município de Olhão, 2015

> DLBC Costeiro para o Oeste (Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche, Lourinhã e Torres Vedras), ADEPE, 2015

> Cooperação LEADER - Avaliação, Monitorização e Repertório de Projectos (Minha Terra), 2013 LER +

> Diagnóstico Prospectivo do Cluster da Pedra Natural (Valor Pedra), 2013

> Plano de Negócios do Cluster da Pedra Natural (Valor Pedra), 2013

> Estudo sobre o Futuro das Intervenções de Desenvolvimento Local (Federação Minha Terra), 2013

> Estratégia de Marketing e Comunicação para a Pedra Natural Portuguesa, Cevalor, 2012 LER +

> Proposta de Indicadores de Avaliação e Monitorização das Intervenções de Desenvolvimento Local (Federação Minha Terra), 2012

> Estratégia de Comunicação e Marketing da Pedra Natural Portuguesa, 2011 VER +

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> Perspectivas Estratégicas de Desenvolvimento Empresarial e Recursos de Financiamento para o Triénio 2009/11 (2009) VER +

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> Acção Preparatória PROVERE: Alto Alentejo – Destino Sustentável de Cultura e Natureza, 2009 VER +

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> Estudo Integrado de Viabilidade Económica e Financeira – Centro de Conhecimento da Radianatura, 2009 VER +

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> Acção Preparatória PROVERE: Serra Algarvia – Valorizar recursos para combater a desertificação e promover o desenvolvimento, 2009 VER +

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> Diagnóstico socioeconómico, caracterização física e Estratégia Local de Desenvolvimento da Zona de Intervenção da LEADERSOR, 2008 VER +

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> Estudo Estratégico e de Viabilidade para a criação do Centro Empresarial e Logístico do Distrito de Castelo Branco, 2004 VER +

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> Qualificação, Promoção e Gestão de Parques Empresariais no Distrito de Castelo Branco, 2002 VER +

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> Infra-estruturas Produtivas e Factores de Competitividade das Regiões e das Cidades Portuguesas, 1999-2000. VER +

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PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGICA


O planeamento estratégico, centrado nos territórios, está associado à iniciativa de criação do Gabinete Oliveira das Neves prolongando o investimento da formação académica (Mestrado em Planeamento Regional, com tese publicada sobre Planeamento Estratégico do Ciclo de Vida das Grandes Cidades), na resposta empresarial a uma procura de serviços nascente em meados dos anos noventa do século XX.

Este domínio de trabalho concentra componentes relevantes de especialização tradicional do Gabinete Oliveira das Neves que ao longo de quase duas décadas de actividade tem prestado serviços a um vasto leque de Municípios e Associações de Desenvolvimento, colaborando tecnicamente nas competências de planeamento do desenvolvimento e de promoção económica dos territórios.


> Elaboração das componentes de demografia, emprego, estrutura económica, estratégias de desenvolvimento e programação de investimentos, designadamente, dos Planos Estratégicos das Cidades e dos Concelhos e também no âmbito dos Planos Municipais de Ordenamento do Território (PMOT);

> Elaboração da componente económica e de financiamento dos Planos de Pormenor (por exemplo, programa de execução e plano de financiamento);

> Elaboração de estudos de fundamentação técnica de estratégias de promoção económica das cidades e dos territórios (“marketing” territorial), mas também dos produtos e serviços regionais.

> Preparação de Planos de Comunicação e Divulgação de programas e projectos, de equipamentos e eventos económicos e culturais.


> Plano Estratégico do Concelho de Évora, Évora 2030 (Município de Évora), 2020-2021.

> Estratégia Local de Habitação e Carta Municipal de Habitação da Amadora (Município da Amadora), 2021;

> Estudo de Caraterização de Caracterização do Sector da Água e dos Recursos Hídricos no Alentejo, para a Agência de Desenvolvimento Regional (ADRAL), 2021;

> Estratégia de Desenvolvimento Regional da Região Autónoma da Madeira e preparação do próximo período de programação e do acesso e utilização dos Fundos Estruturais (Instituto de Desenvolvimento Regional), 2019-2021;

> Revisitação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo no âmbito do Roteiro "Desafiar o Futuro" (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo), 2019-2020;

> Estratégia Local de Habitação de Montemor-o-Novo (Município de Montemor-o-Novo), 2020;

> Estratégia Local de Habitação de Nisa (Município de Nisa), 2020;

> Estratégia Local de Habitação de Ponte de Sor (Município de Ponte de Sor), 2020;

> Estratégia de Desenvolvimento Regional da Região Autónoma da Madeira e preparação do próximo período de programação e do acesso e/ou utilização dos Fundos Estruturais (Instituto de Desenvolvimento Regional), 2019-2021

> Revisitação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo no âmbito do Roteiro "Desafiar o Futuro" (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional), 2019-2020

> Plano Estratégico Municipal de Habitação de Olhão (Município de Olhão), 2019

> Estratégia Local de Habitação de Matosinhos (Município de Matosinhos), 2019

> Estratégia Local de Habitação de Ponte de Sor (Município de Ponte de Sor), 2019

> Plano Nacional de Ordenamento do Território de São Tomé e Príncipe, Plano Diretor Regional da Ilha do Príncipe e Planos Diretores Distritais da Água Grande, Lobata, Lembá, Mé-Zóchi, Cantaglo e Caué (OFEK/Norvia/PLMJ), 2018-2019

> Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Almeirim (Município de Almeirim), 2015

> Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Beja (Município de Beja), 2015

> Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Cartaxo (Município do Cartaxo), 2015

> Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Montemor-o-Novo (Município de Montemor-o-Novo), 2015

> Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Nisa (Município de Nisa), 2015

> Carta Estratégica para o Concelho de Montemor-o-Novo, 2025 (Município de Montemor-o-Novo), 2015

> Plano Estratégico do Sabugal (Município do Sabugal), 2014

> Diagnóstico Prospectivo Regional da Região Autónoma da Madeira (IDR), 2013

> Documento de Orientação Estratégica da Região Autónoma da Madeira (IDR), 2013

> Colaboração Técnica na Elaboração do Plano de Acção Regional Alentejo 2020 (CCDR Alentejo), 2013 LER +

> Apoio à Implementação e Funcionamento do Gabinete de Inovação e Gestão Estratégica e Monitorização do Plano de Acção “Montemor pedra a pedra", Câmara Municipal de Montemo-o-Novo, 2012

> Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável – Olhão 2025, em colaboração com o IESE, 2010 VER +

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> Programa Estratégico do Algarve Central, no âmbito das Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação (RUCI), Câmara Municipal de Faro, 2008 VER +

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> Magna Carta para o Desenvolvimento de Peniche no horizonte 2025 (2008/09) VER +

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> Pacto de Desenvolvimento para o Território (Zona de Intervenção – Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela), ADICES, 2007/2008

> Carta Estratégica de Montemor-o-Novo, 2007 VER +

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> Carta Estratégica de Macedo de Cavaleiros, 2005 VER +

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> Plano Estratégico do Concelho de Vila Franca de Xira, 2006 VER +

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> Produção e Realização de Diverso Material de Divulgação e Promoção do Concelho da Guarda, 1998. VER +

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PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGICA


O planeamento estratégico, centrado nos territórios, está associado à iniciativa de criação do Gabinete Oliveira das Neves prolongando o investimento da formação académica (Mestrado em Planeamento Regional, com tese publicada sobre Planeamento Estratégico do Ciclo de Vida das Grandes Cidades), na resposta empresarial a uma procura de serviços nascente em meados dos anos noventa do século XX.

Este domínio de trabalho concentra componentes relevantes de especialização tradicional do Gabinete Oliveira das Neves que ao longo de quase duas décadas de actividade tem prestado serviços a um vasto leque de Municípios e Associações de Desenvolvimento, colaborando tecnicamente nas competências de planeamento do desenvolvimento e de promoção económica dos territórios.


> Elaboração das componentes de demografia, emprego, estrutura económica, estratégias de desenvolvimento e programação de investimentos, designadamente, dos Planos Estratégicos das Cidades e dos Concelhos e também no âmbito dos Planos Municipais de Ordenamento do Território (PMOT);

> Elaboração da componente económica e de financiamento dos Planos de Pormenor (por exemplo, programa de execução e plano de financiamento);

> Elaboração de estudos de fundamentação técnica de estratégias de promoção económica das cidades e dos territórios (“marketing” territorial), mas também dos produtos e serviços regionais.

> Preparação de Planos de Comunicação e Divulgação de programas e projectos, de equipamentos e eventos económicos e culturais.


> Plano Estratégico do Concelho de Évora, Évora 2030 (Município de Évora), 2020-2021.

> Estratégia Local de Habitação e Carta Municipal de Habitação da Amadora (Município da Amadora), 2021;

> Estudo de Caraterização de Caracterização do Sector da Água e dos Recursos Hídricos no Alentejo, para a Agência de Desenvolvimento Regional (ADRAL), 2021;

> Estratégia de Desenvolvimento Regional da Região Autónoma da Madeira e preparação do próximo período de programação e do acesso e utilização dos Fundos Estruturais (Instituto de Desenvolvimento Regional), 2019-2021;

> Revisitação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo no âmbito do Roteiro "Desafiar o Futuro" (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo), 2019-2020;

> Estratégia Local de Habitação de Montemor-o-Novo (Município de Montemor-o-Novo), 2020;

> Estratégia Local de Habitação de Nisa (Município de Nisa), 2020;

> Estratégia Local de Habitação de Ponte de Sor (Município de Ponte de Sor), 2020;

> Estratégia de Desenvolvimento Regional da Região Autónoma da Madeira e preparação do próximo período de programação e do acesso e/ou utilização dos Fundos Estruturais (Instituto de Desenvolvimento Regional), 2019-2021

> Revisitação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Alentejo no âmbito do Roteiro "Desafiar o Futuro" (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional), 2019-2020

> Plano Estratégico Municipal de Habitação de Olhão (Município de Olhão), 2019

> Estratégia Local de Habitação de Matosinhos (Município de Matosinhos), 2019

> Estratégia Local de Habitação de Ponte de Sor (Município de Ponte de Sor), 2019

> Plano Nacional de Ordenamento do Território de São Tomé e Príncipe, Plano Diretor Regional da Ilha do Príncipe e Planos Diretores Distritais da Água Grande, Lobata, Lembá, Mé-Zóchi, Cantaglo e Caué (OFEK/Norvia/PLMJ), 2018-2019

> Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Almeirim (Município de Almeirim), 2015

> Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Beja (Município de Beja), 2015

> Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Cartaxo (Município do Cartaxo), 2015

> Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Montemor-o-Novo (Município de Montemor-o-Novo), 2015

> Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Nisa (Município de Nisa), 2015

> Carta Estratégica para o Concelho de Montemor-o-Novo, 2025 (Município de Montemor-o-Novo), 2015

> Plano Estratégico do Sabugal (Município do Sabugal), 2014

> Diagnóstico Prospectivo Regional da Região Autónoma da Madeira (IDR), 2013

> Documento de Orientação Estratégica da Região Autónoma da Madeira (IDR), 2013

> Colaboração Técnica na Elaboração do Plano de Acção Regional Alentejo 2020 (CCDR Alentejo), 2013 LER +

> Apoio à Implementação e Funcionamento do Gabinete de Inovação e Gestão Estratégica e Monitorização do Plano de Acção “Montemor pedra a pedra", Câmara Municipal de Montemo-o-Novo, 2012

> Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável – Olhão 2025, em colaboração com o IESE, 2010 VER +

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> Programa Estratégico do Algarve Central, no âmbito das Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação (RUCI), Câmara Municipal de Faro, 2008 VER +

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> Magna Carta para o Desenvolvimento de Peniche no horizonte 2025 (2008/09) VER +

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> Pacto de Desenvolvimento para o Território (Zona de Intervenção – Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela), ADICES, 2007/2008

> Carta Estratégica de Montemor-o-Novo, 2007 VER +

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> Carta Estratégica de Macedo de Cavaleiros, 2005 VER +

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> Plano Estratégico do Concelho de Vila Franca de Xira, 2006 VER +

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> Produção e Realização de Diverso Material de Divulgação e Promoção do Concelho da Guarda, 1998. VER +

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EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL


O domínio das políticas activas de emprego sempre mereceu um investimento especial na intervenção do Gabinete Oliveira das Neves, sobretudo, pela forte interacção da criação de competências com o desenvolvimento dos factores de competitividade dos territórios, das actividades e das instituições, sendo de destacar intervenções desenvolvidas a nível macro e meso, junto de instituições relevantes das tutelas públicas da educação, formação e intervenção social.

Em conjunto ou com autonomia, a educação, a formação e a intervenção social constituem domínios de trabalho e com centralidade relevante no planeamento estratégico dos territórios e encontram-se frequentemente presentes tanto na programação estratégica de equipamentos e projectos locais, como na monitorização e avaliação de intervenções de política pública com impacto territorial.


> Concepção e programação de acções de formação no domínio do ordenamento, planeamento e desenvolvimento regional;

> Concepção e programação de acções de formação no domínio da promoção do desenvolvimento e da gestão de projectos de inovação social e territorial;

> Concepção e programação de acções de formação no domínio do planeamento estratégico e da gestão de programas e projectos a nível regional e local;

> Elaboração de candidaturas de projectos de promoção social e económica, a programas comunitários e nacionais, no âmbito da actividade das IPSS.


> Consultoria em Vigilância Tecnológica (CEVALOR), 2013/…

> Implementação do Sistema de Informação, InfoCompete, Escola Tecnológica das Rochas Ornamentais (ESTER), 2013


> Intervenção de Formação Acção, 2010 VER +

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> Processo de Referenciação dos níveis do Quadro Nacional de Qualificações aos níveis do Quadro Europeu de Qualificações, 2010 VER +

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> Confirmação e validação dos dados dos dossiers pedagógicos e de certificação e atribuição de créditos de formação a formandos, 2008/09 VER +

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> Apoio Técnico no Acompanhamento a Projectos EQUAL, 2004/2009 VER +

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> Impacto da Intervenção dos Fundos Estruturais na Valorização dos Recursos Humanos na Madeira, 2002/03 VER +

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> Marchés du Travail et Formation Professionnelle, 1990 VER +

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> Évaluation de l'Impact d'Operations de Formation Professionnelle de Portée Régionale, 1992. VER +

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MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS


A monitorização e avaliação de programas, projectos e outras expressões da intervenção das políticas públicas, constitui uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão em matéria de gestão e desenvolvimento dos instrumentos de política na óptica da eficácia e da eficiência no uso dos recursos públicos.

As especiais exigências de eficácia e eficiência na gestão de recursos públicos (comunitárias e nacionais) têm motivado a estruturação de mecanismos de monitorização e avaliação dos instrumentos das políticas públicas. O Gabinete Oliveira das Neves tem desenvolvido uma expressiva colaboração técnica junto de diversas instituições com atribuições e competências na gestão dos fundos estruturais, nomeadamente nos domínios da agricultura e desenvolvimento rural e do desenvolvimento regional.


> Elaboração de estudos de avaliação ex-ante de equipamentos e serviços de apoio à actividade económica (Pavilhões de Exposição e Feiras; Centros de Congressos; Núcleos de Apoio à Criação de Empresas; ...);

> Avaliação economico-financeira e de impacte de projectos e investimentos municipais;

> Acompanhamento da gestão de projectos e investimentos financiados;

> Avaliação de projectos de formação e desenvolvimento sócio-local co financiados por Intervenções Comunitárias;

> Componentes de Avaliação de Programas nos domínios do desenvolvimento regional e da educação e formação.


> Avaliação Externa da aplicação da Estratégia de Desenvolvimento Local da Beira Interior Sul (ADRACES)

> Avaliação Intercalar da Estratégia de Desenvolvimento Local do Litoral Alentejano (ADL)

> Avaliação Intercalar da Estratégia de Desenvolvimento Local (DLBC Costeiro) para o Litoral Alentejano (ADL), 2019

> Avaliação de Resultados e Impacto do Investimento realizado no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor (Município de Ponte de Sor), 2017

> Avaliação da ELD - Estratégia Local de Desenvolvimento da ADDLAP, 2014

> Colaboração técnica com a Quaternaire Portugal no âmbito da Avaliação ex-ante do Programa Operacional da Região Centro, 2014-2020

> Avaliação de Operacionalização das Formações Modulares Certificadas, Tipologia de intervenção do Eixo Prioritário Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida do POPH, 2010


> Avaliação Intercalar do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV) 2007-2009 (2010) VER +

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> Relatórios de Monitorização da Intervenção do FEDER e Fundo de coesão, nos Programas Operacionais do QREN, 2009 VER +

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> Monitorização Estratégica dos Programas Operacionais INTERVIR+(FEDER) e RUMOS (FSE), período 2007-2013 (2008/…) VER +

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> Avaliação da execução do LEADER + “Norte Alentejano”, 2008 VER +

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> Avaliação ex-post do Programa de Reabilitação Urbana (PRU), em colaboração com a Espaço e Desenvolvimento, 2004 VER +

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> Avaliação Intercalar do Programa Operacional Agricultura e Desenvolvimento Rural, em colaboração com INA/ICADR, 2003 VER +

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> Avaliação ex-ante da Proposta Portuguesa do PIC LEADER+, 2000. VER +

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MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS


A monitorização e avaliação de programas, projectos e outras expressões da intervenção das políticas públicas, constitui uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão em matéria de gestão e desenvolvimento dos instrumentos de política na óptica da eficácia e da eficiência no uso dos recursos públicos.

As especiais exigências de eficácia e eficiência na gestão de recursos públicos (comunitárias e nacionais) têm motivado a estruturação de mecanismos de monitorização e avaliação dos instrumentos das políticas públicas. O Gabinete Oliveira das Neves tem desenvolvido uma expressiva colaboração técnica junto de diversas instituições com atribuições e competências na gestão dos fundos estruturais, nomeadamente nos domínios da agricultura e desenvolvimento rural e do desenvolvimento regional.


> Elaboração de estudos de avaliação ex-ante de equipamentos e serviços de apoio à actividade económica (Pavilhões de Exposição e Feiras; Centros de Congressos; Núcleos de Apoio à Criação de Empresas; ...);

> Avaliação economico-financeira e de impacte de projectos e investimentos municipais;

> Acompanhamento da gestão de projectos e investimentos financiados;

> Avaliação de projectos de formação e desenvolvimento sócio-local co financiados por Intervenções Comunitárias;

> Componentes de Avaliação de Programas nos domínios do desenvolvimento regional e da educação e formação.


> Avaliação Externa da aplicação da Estratégia de Desenvolvimento Local da Beira Interior Sul (ADRACES)

> Avaliação Intercalar da Estratégia de Desenvolvimento Local do Litoral Alentejano (ADL)

> Avaliação Intercalar da Estratégia de Desenvolvimento Local (DLBC Costeiro) para o Litoral Alentejano (ADL), 2019

> Avaliação de Resultados e Impacto do Investimento realizado no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor (Município de Ponte de Sor), 2017

> Avaliação da ELD - Estratégia Local de Desenvolvimento da ADDLAP, 2014

> Colaboração técnica com a Quaternaire Portugal no âmbito da Avaliação ex-ante do Programa Operacional da Região Centro, 2014-2020

> Avaliação de Operacionalização das Formações Modulares Certificadas, Tipologia de intervenção do Eixo Prioritário Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida do POPH, 2010


> Avaliação Intercalar do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV) 2007-2009 (2010) VER +

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> Relatórios de Monitorização da Intervenção do FEDER e Fundo de coesão, nos Programas Operacionais do QREN, 2009 VER +

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> Monitorização Estratégica dos Programas Operacionais INTERVIR+(FEDER) e RUMOS (FSE), período 2007-2013 (2008/…) VER +

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> Avaliação da execução do LEADER + “Norte Alentejano”, 2008 VER +

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> Avaliação ex-post do Programa de Reabilitação Urbana (PRU), em colaboração com a Espaço e Desenvolvimento, 2004 VER +

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> Avaliação Intercalar do Programa Operacional Agricultura e Desenvolvimento Rural, em colaboração com INA/ICADR, 2003 VER +

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> Avaliação ex-ante da Proposta Portuguesa do PIC LEADER+, 2000. VER +

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